We’ve updated our Terms of Use to reflect our new entity name and address. You can review the changes here.
We’ve updated our Terms of Use. You can review the changes here.

Sess​õ​es Bootleg vol. 1: REENCONTRO (GCSA 57)

by Afluentes Ensemble

/
  • Streaming + Download

    Includes unlimited streaming via the free Bandcamp app, plus high-quality download in MP3, FLAC and more.
    Purchasable with gift card

      $3 USD  or more

     

1.
2.
3.
4.
5.

about

ALBUM-VIDEO: www.youtube.com/watch?v=WUJIFUKwgYo

Lançamento em parceria com o selo Musital: musital.bandcamp.com/album/sess-es-bootleg-vol-1-reencontro

As "Sessões Bootleg" foram criadas a partir de minha vivência com o grupo Afluentes Ensemble. Venho gravando nossos ensaios e percebendo o quanto tenho percebido as evoluções criativas, os acertos de nossas interações, as autenticidades... Tudo tem sido não apenas um laboratório, mas também uma diversão para mim. E sinto que estamos lidando com aspectos novos, de "comprovisação afrossurrealista", por assim dizer... Enfim, deixo registrado aqui o que pensei a respeito da prática desse registro, que foi o nascimento da Afluentes Ensemble:

"Nossa intuição como grupo comprovisativo foi-nos guiando para que pegássemos temas com os quais pudéssemos desenvolver em diálogo e desenvolvimento ulterior. E quem lançou a primeira cartada foi o pianista Maurício Lourenço, com um tema que trazia uma emotividade muito particular, nostálgica, ao qual tratei de responder com meus solos de slide guitar. Yrlan Guedes estava se defrontando com um obstáculo com o seu saxofone tenor, em uma peça do instrumento, e migrou para a flauta doce; mesmo que ele fizesse testes aparentes no sax ou na flauta, ele procurou se inserir no contexto sonoro que eu e Maurício estávamos começando a mover. E Fernando Fernandes procurou por soluções percussivas mais sutis... até que Maurício foi dando um contorno mais soturno à sonoridade do piano, e eu lancei um tema mais agressivo em meu violão de aço. Depois disso, eu acabei lançando norteamentos temáticos para que os outros respondessem da forma que desejassem; Yrlan agiu com um espírito de experimentação em ação, percebendo na sala 102 um laboratório de sonoridades, com seus tímpanos, xilofone e timbaus dispersados ali. Já Fernando, o baterista, agiu como um satélite, captando as temáticas e as batidas que poderiam ser desenvolvidas com os temas que eu e Maurício estávamos desenvolvendo. Yrlan, muito inteligentemente, deu força percussiva de acompanhamento quando tinha de dar, e foi um solista hábil no xilofone (um instrumento que eu não sabia que ele tocava também!) e no saxofone tenor (aparentemente defeituoso em um dos botões). Houve um momento em que Yrlan lançou um tema que intuitivamente nos chamou fortemente para um acompanhamento, e nós três fomos com ele. Oscilamos entre momentos mais plangentes, para outros mais agressivos, ou de maior “nordestinidade” melódico-harmônica, como também houve a necessidade de “esvaziamentos” de cada um de nós. Criamos, pelo menos, quatro movimentos temáticos de real importância. Procuramos jogar inteligentemente com o espaço acústico ali sendo criado por nós. O “esvaziamento” mais significativo foi quando eu e Maurício decidimos parar, para que somente a percussividade de Yrlan nos timbaus e de Fernando na percuteria se fizessem solar. Yrlan silenciou (e aproveitei para pedir para que ele migrasse para o contrabaixo acústico), Fernando solou por cerca de dois minutos. Yrlan intuitivamente trouxe uma única nota para nos servir como centro até o final, assim como Fernando trouxe uma pulsação condutora. Pedi para que Maurício solasse ao piano; ele trouxe de volta o tema que havia criado inicialmente. Criamos uma dinâmica de retorno a algo mais plangente, “natalino” segundo Fernando depois da peça. Fui o solista ao final, desta vez. E, assim, criamos cerca de (quase) 55min de música ininterrupta. Entitulei a peça de “Reencontro” por, justamente, ela demarcar nosso reencontro como musicistas e como pessoas participantes e sujeitos de uma história musical."

Parece estranho estrear com um bootleg digital, mas nada tão jus à ideia de grupo comprovisativo do que este "Reencontro"...

credits

released October 1, 2023

Gravado em 4 de janeiro de 2023 na Escola de Música da UFBA.
Produzido por George Christian.

George Christian - violão de aço e acessórios
Yrlan Guedes - saxofone tenor, flauta, percussão, contrabaixo
Fernando Fernandes - bateria
Mauricio Lourenço - piano

license

all rights reserved

tags

about

George Christian / GC Sound Artifacts Salvador, Brazil

Guitarist, singer and songwriter George
Christian is a musician with a prolific activity in the field of independent online music, with the electric guitar as his main instrument in several instrumental explorations.

GC Sound Artifacts is a personal label created by the composer George Christian in 2010 and a household name for his productions.
... more

discography

contact / help

Contact George Christian / GC Sound Artifacts

Streaming and
Download help

Shipping and returns

Redeem code

Report this album or account

If you like Sessões Bootleg vol. 1: REENCONTRO (GCSA 57), you may also like: