We’ve updated our Terms of Use to reflect our new entity name and address. You can review the changes here.
We’ve updated our Terms of Use. You can review the changes here.

ANTIMANICOMIAL (EP) (GCSA 23)

by Antimanicomial

/
  • Streaming + Download

    Includes high-quality download in MP3, FLAC and more. Paying supporters also get unlimited streaming via the free Bandcamp app.
    Purchasable with gift card

      name your price

     

1.
2.
Lobotomia 08:26
3.

about

Archive: archive.org/details/Antimanicomial

ANTIMANICOMIAL é uma contestação musical em nome da rejeição da ideia de um retrocesso político aos tempos dos manicômios.
Trata-se de um EP sobre a ausência da sanidade e o seu desamparo nas esferas de poder. É um trabalho que revolve em torno de um conceito explorado em três faixas que simbolizam três estágios de mergulho na mente de alguém que enlouquece em um manicômio imag inário: a vivência com o real sendo arruinada; os tratamentos que se assemelham a métodos de tortura; a revolta como levante ou a vitória da demência.

A música de George Christian e Flávia Goa, com a especial participação de Tatiana Drummond aka Taticocteau, tem como objetivo inserir a música experimental no contexto da luta antimanicomial contemporânea por acreditar no poder transformativo da autoexpressão artística como forma de cura, tal qual ensina a psicóloga Nise da
Silveira.
Dedicamos este trabalho a todos os militantes pela luta antimanicomial, e, em especial, in memoriam a Marcus Matraga.

---

ANTIMANICOMIAL (“Anti-asylum” in Portuguese) is , a musical plea in the name of rejection of the return to the asylum times. It's an EP about the absence of sanity and its helplessness in the orbs of ruling. It’s a work that revolves around an explored concept in three tracks which represent three stages of diving into the mind of someone who’s getting mad in an imaginary asylum: the experience with reality becoming ruined; the treatments that are similar to torture methods; the uprising or the victory of dementia.

George Christian and Flávia Goa’s music, with the special guest Tatiana Drummond aka Taticocteau, has as a goal the insertion of the experimental music in the context of anti-asylum contemporary combat for the sake of the transformative power of artistic self-expression as a form of cure, such as the psychologist Nise da Silveira taught.

We dedicate this work to all the militants for anti-asylum cause and, in particular, in memoriam to Marcus Matraga.

--------

Por Fernando Augusto Lopes (in: www.botequimdeideias.com.br/flogase/resenha-antimanicomial-antimanicomial-ep/)

“Nise: O Coração Da Loucura”, filme de Roberto Berliner, com Glória Pires, lançado em 2016, dá uma boa ideia do trabalho inspirador de Nise da Silveira, uma das mais renomadas psiquiatras brasileiras, com pessoas portadoras de doenças da mente e renegadas ao esquecimento pela sociedade.

Tratados como cobaias até a sua chegada, os pacientes passaram a ter um tratamento humanizado pelas artes e pela proximidade com animais de estimação.

Nise é exceção, como se sabe. Outra obra popular de grande impacto, “Holocausto Brasileiro”, livro escrito e lançado por Daniela Arbex em 2013, mostra os maus-tratos no Hospital Colônia de Barbacena, de gente internada por simplesmente ser indesejada, como exemplo de como era o padrão nessa área. O Brasil do punitivismo exacerbado resvala no Brasil da higienização, da gentrificação e de toda forma de segregação de uma auto-proclamada sociedade “sã” e “pura”.

A dupla George Christian e Flávia Goa, com a participação de Tatiana Drummond, assinando como Antimanicomial, entrega, nas palavras deles, “uma contestação musical em nome da rejeição da ideia de um retrocesso político aos tempos dos manicômios, um EP sobre a ausência da sanidade e o seu desamparo nas esferas de poder. É um trabalho que revolve em torno de um conceito explorado em três faixas que simbolizam três estágios de mergulho na mente de alguém que enlouquece em um manicômio imaginário: a vivência com o real sendo arruinada; os tratamentos que se assemelham a métodos de tortura; a revolta como levante ou a vitória da demência”.

A vitória da demência é exatamente o que parecemos encarar no Brasil 2019 – numa guerra gestada nas tais “jornadas de junho de 2013”. Os eleitos e seus eleitores não se importam mais em esconder seus preconceitos e preferências segregadoras. Uma batalha não só de narrativas inapropriadas a qualquer um que tenha um pingo de civilidade, mas de desejos de liberalização pra colocar em prática, sem aborrecimentos tais como Estado de Direito e conceitos de humanidade, seus ódios contra quem acreditam ser “indesejados”.

Armados com violão elétrico e guitarra, o trio experimenta uma comunicação pouco usual, infiltrando ruídos e tensões entre notas melodicamente acessíveis e outras incômodas. Nas três faixas, não há uma lógica de “canção” e sim de dramaticidade, diante do universo avaliado. É uma representação. Uma trilha sobre um visual imaginário – o EP “tem como objetivo inserir a música experimental no contexto da luta antimanicomial contemporânea por acreditar no poder transformativo da autoexpressão artística como forma de cura”. É como pensava Nise. A questão é que a representação aqui não se dá pra internos, o que torna o resultado uma mera teatralização.

Nise tem uma frase que resume bem as pretensões do Antimanicomial: “não se cura além da conta. Gente curada demais é gente chata. Todo mundo tem um pouco de loucura. Vou lhes fazer um pedido: vivam a imaginação, pois ela é a nossa realidade mais profunda. Felizmente, eu nunca convivi com pessoas muito ajuizadas”.

O juízo nunca foi algo objetivo. Na música, então, ele é nada mais do que um degrau comercial. Está longe da ideia do Antimanicomial. Suas notas ajuizadamente fogem do juízo-comum e devem ser admiradas como uma declaração, traduzindo o inferno que uma sociedade doente expõe.

credits

released May 22, 2019

GEORGE CHRISTIAN (Salvador) - O guitarrista, cantor e compositor George Christian é um músico de prolífica atividade no campo da música independente online, tendo como principal instrumento o violão elétrico em diversas explorações instrumentais. Ele se dedica a trabalhos que trafegam nos campos tanto da música experimental, quanto da música de concerto, além de realizar esporádicas performances ao vivo. / The guitarist, singer and composer George Christian is a musician of prolific activity in the field of online independent music, having as a main instrument the acoustic-electric (flat-top) guitar in several instrumental explorations. He devotes himself to works that travel through the experimental music, as well as the concert music field, besides making sporadic live performances.
georgechristianmusic.wixsite.com/site/

FLÁVIA GOA (Rio de Janeiro) - A artista sonora Flávia Goa, é uma pesquisadora de afinações incomuns na guitarra e violão, além de trabalhar com trilhas sonoras e uso de softwares de som. Lançou recentemente o disco de estreia Contos Cibernéticos do selo Música Insólita./ The sound artist Flávia Goa is a researcher of unusual tunes both on acoustic and electric guitars, besides working with soundtracks and usage of sound softwares. She’s released recently the debut album Contos Cibernéticos (Cybernetic Tale) on Música Insólita netlabel: soundcloud.com/flavia-goa

TATICOCTEAU (Rio de Janeiro) – Tatiana Drummond Moura, artista visual e sonora e também professora de artes, pesquisa a relação da imagem com o som e outras mídias, visando apagar as fronteiras entre estas linguagens./ Tatiana Drummond Moura, visual and sound artist and, also, Arts teacher, researches the connections of the images with the sounds and other media, seeking to erase the fronteers among those languages: soundcloud.com/user737227812

license

all rights reserved

tags

about

George Christian / GC Sound Artifacts Salvador, Brazil

Guitarist, singer and songwriter George
Christian is a musician with a prolific activity in the field of independent online music, with the electric guitar as his main instrument in several instrumental explorations.

GC Sound Artifacts is a personal label created by the composer George Christian in 2010 and a household name for his productions.
... more

discography

contact / help

Contact George Christian / GC Sound Artifacts

Streaming and
Download help

Shipping and returns

Redeem code

Report this album or account

If you like ANTIMANICOMIAL (EP) (GCSA 23), you may also like: